Buscar
  • Teresa Gomes

Vinhos memoráveis para o Dia dos Namorados

Vinho e romance sempre andaram de mãos dadas, desde a antiguidade, no próximo Dia dos Namorados dá folga ao cupido e arma-te, não de um arco e flecha, mas sim de uma boa garrafa de vinho para seduzir o coração da pessoa que amas. Porém, que vinho escolher?



No coração do apreciador, o vinho também exerce um poder de atracão, muito para além do acto de beber o vinho, senão constatemos o jogo sensual que é visitar uma vinha.


Nesta altura do ano, as videiras dormem que nem uma Bela Adormecida, apresentam-se despojadas e nuas, já na adega há uma série de cheiros no ar, vê-se e tocam-se as cubas de inox (sente-se um arrepio), depois passamos à sala das barricas e aqui a madeira apresenta-se meiga e calorosa, vaidosa do vinho que contem. Por fim a sala de provas, onde demoramo-nos longamente apreciando os vinhos, o clímax da visita.


Não devemos esquecer os efeitos que o vinho pode conferir a quem o bebe, ajudando na (re)conquista amorosa. Para além de ser uma bebida que convive com a comida, óptima deixa, para um convite mais íntimo para um jantar, ou ceia em tua casa.
O consumo do vinho ao mesmo tempo, reduz as inibições de quem o bebe, dando coragem … a falar, quem sabe propor algo mais sério…

Estejas a planear uma ida ao restaurante ou um jantar em casa, sugiro que escolhas um vinho que seja como o amor que sentes, talvez quente, vermelho, redondo, macio, doce, como o coração. No topo da lista, Vinhos do Porto, sobretudo os de estilo Vintage, também vinhos Tintos, densos e carnudos. Pode acompanhar com a clássica prenda do Dia dos Namorados … sim, essa mesma! Uma caixa de chocolates.


Se a relação for mais recente, algo explosivo, atrevido e vibrante. Sem dúvida, Espumantes Naturais e já que a cor do amor é o vermelho (ou será o rosa?!), porque não escolheres um Espumante Natural Rosé. Sendo a relação jovem, talvez não haja a necessidade de um jantar muito formal, que tal preparares uma tostas com salmão fumado e queijo creme, ficam óptimas com Espumante Rosé!


Para relações maduras, rebusca na tua memória (ou telemóvel) pela informação daquele vinho que beberam numa ocasião que tenha sido muito especial para ambos. Aqui não posso ser de muita ajuda, mas certamente encontrarás esse vinho à venda na tua loja habitual.



Quais vinhos escolher?

Planear cuidadosamente a refeição do Dia dos Namorados sem esquecer o vinho vai garantidamente criar memorias duradouras deste dia na pessoa que amas.


Se estás agora a começar a apaixonar-te por vinhos, no entanto, ainda sentes alguma insegurança, reuni para ti com mais detalhe um breve guia com algumas combinações aprovadas pelo Cupido.


  • Brancos e Espumantes Naturais com aves, peixes ou queijos

  • Róses com gastronomia Asiática e Mexicana.

  • Tintos com carnes vermelhas ou pratos pesados.

  • Vinhos doces (Porto, Moscatel de Setúbal, etc.) e Espumantes Meio-seco com a sobremesa.


Embora estas recomendações sejam validas, em muitos casos, não são “regras” rígidas e obrigatórias. Na verdade, se seguires sempre estas recomendações, poderás perder a oportunidade de encontrar harmonizações avassaladoras e apaixonantes.

Algumas das harmonizações mais memoráveis são as inesperadas como, por exemplo, batatas fritas com vinho Colheita Tardia.


Também é importante, teres o gosto do parceiro em mente ao escolher o vinho para o jantar. Mesmo que um vinho tinto da casta Touriga Nacional seja uma combinação perfeita para o bife de carne maturada que planeaste cozinhar, não será certamente uma boa escolha se ele ou ela não gostam de vinho tinto, ou não tem amores pela Touriga Nacional.


A boa notícia é que os vinhos Portugueses são fiéis à comida e muito gastronómicos no geral.

Facilmente encontrarás uma alternativa, como um Espumante Natural Rosé Brut Datado ou outro vinho varietal, estou a recordar-me da casta Touriga Franca ou da Alicante Bouschet. Todos igualmente muito interessantes para harmonizar com um prato de carne maturada.


Lembra-te que os Espumantes Naturais são o único tipo de vinho que combina bem com todos os alimentos!



No restaurante

Caso a refeição de celebração ao vosso amor aconteça num restaurante e queiras impressionar, recomendo vivamente algum planeamento.


Provavelmente haverá um menu pré-definido alusivo ao Dia dos Namorados.

Telefona para o restaurante com antecedência para garantires que podes levar uma garrafa de vinho. Lembra-te de perguntar pela “taxa de rolha”.


Esta taxa é um preço fixo pago por cada garrafa que levares para um restaurante. Afinal o vinho será serviço tal como se tratasse de um vinho da Carta de Vinhos.


Deves também tomar atenção ao transporte da garrafa até ao restaurante. Sobretudo se tratar-se de um vinho velho. Facilmente as borras no fundo da garrafa vão misturar-se no vinho.


Caso seja um vinho que requer ser servido fresco, um vinho branco, rosé ou até um espumante, procura leva-lo já refrigerado. E no transporte usa uma manga ou saco térmico. De outra forma poderás ter de esperar vinte minutos até poderem apreciar o vinho.



Mesmo que a tua cara metade não seja tão apaixonada ou conhecedora de vinho como tu, apreciará profundamente a dedicação que colocas-te no planeamento do jantar.


Não importa aonde a refeição ocorrerá, o vinho terá de ser um vinho de celebração.

Se por esta altura estão afastados, segue a minha sugestão e compra duas garrafas de vinho numa loja online pedindo para enviarem a segunda garrafa para a morada do teu parceiro. Combina um encontro virtual, partilhando o mesmo vinho entre trocas de juras de amor e um reencontro em breve.


Seleciona um vinho que não bebem regularmente, um vinho apaixonante de se beber, que não reste nem uma gota na garrafa, que possa ser testemunha, da vossa noite do Dia dos Namorados.



Entretanto, para ficares um profundo conhecedor de vinhos convido-te a juntares à Pro Vinum.

É um grupo online onde vais aprender mais sobre vinhos, através de Masterclasses temáticas que acontecem no final de cada mês. Lá estarás rodeado de pessoas com a mesma paixão e curiosidade por vinhos, que tu.


Pede já o teu acesso clicado no botão em baixo.






icon_Teresa7.png