Buscar
  • Teresa Gomes

Sabe o que é um Sommelier?

Em Portugal, o equivalente a Sommelier é Escanção.

De forma tradicional, é o Empregado de Mesa (homem) vocacionado para fazer o serviço de vinhos no restaurante, não havendo por isso a versão feminina da profissão.


Mas hoje, cada vez mais, dizer que se é Sommelier/Escanção, ouve-se da boca de homens e mulheres que podem, além do restaurante, exercer outras actividades profissionais no sector do vinho, como vende-lo, produzi-lo ou ainda em hotelaria, serem Cozinheiros ou até Empregados de Bar.

Eu sou exemplo disso mesmo, desde 2004 estou focada na educação vínica de profissionais e consumidores.


Para quem acha que é fantástico passar os dias a provar vinhos, visitar quintas e ir eventos vínicos, engane-se. Ora vejamos...

A maior parte dos Sommeliers trabalham em restaurante/Bar e são um intermediário privilegiado entre o produtor de vinhos e o consumidor final. Não só é ele que escolhe os vinhos dignos de figurar na Carta de Vinhos, como os sugere aos clientes, de forma a melhor combinar com os pratos preparados pelo Chef.


Para exercer este ofício implica necessariamente ter boas capacidades de relacionamento, um perfeito conhecimento do sector vitivinícola e um bom nível de cultura geral. O Sommelier deve estar em condições de responder a todas as perguntas dos clientes, sejam de ordem técnica, histórica ou cultural. Durante as sugestões que fazem ao cliente não deve impor os seus gostos, o Sommelier escutará os seus clientes, a fim de poder cumprir melhor as suas funções de conselheiro.

A mais excelente cortesia e elegância devem sempre acompanhar os gestos e o discurso, sem esquecer que deverá vestir de maneira irrepreensível no local de trabalho.


“Amabilidade, cortesia, discrição e uma ponta de elegância são indispensáveis nesta profissão que se fundamenta no contacto com o cliente. As suas explicações aos consumidores devem implicar notáveis qualidades humanas e muita prática.


Terá presente que, sem dúvida, ocorrerão situações difíceis, nas quais deverá pôr à prova todas as faculdades. Nestes casos, o Sommelier deve pôr em jogo toda a sua habilidade persuasiva para que o cliente altere a escolha do vinho ou do prato, evitando sempre, claro está, o confronto e a possível ofensa do cliente inexperiente.” Contudo o Sommelier pode propor a um cliente que conheça bem ou a outro que mostre um espírito aventureiro em matérias de vinhos, combinações audaciosas.

Sommelier
1. do início do século XX, variante do françês “sommerier, sommier”, pessoa encarregue das provisões, que, por transportar as pipas de vinho, acabou sendo incumbido de provar seu conteúdo antes que este fosse servido aos Reis e nobres, para evitar tentativas de envenenamentos;
2. empregado de vinhos num restaurante ou outro estabelecimento, que supervisiona as encomendas, a cave e faz serviço de vinhos;
3. julga/prova vinhos e dá sugestões em ocasião própria.


Quando das suas Jobs Descriptions faz parte, comprar vinho, deve escolhe-los e assegurar a reposição de stocks. Deve possuir, pois, noções de gestão e de contabilidade. Um bom Sommelier deve conhecer obrigatoriamente a sua cave pormenorizadamente. Deve saber a todo o momento em que ponto se encontra o stock. Assim, há que acrescentar as qualidades de clareza e de rigor nas condições indispensáveis ao exercício do ofício de Sommelier.

O Sommelier deve “cultivar” e melhorar o seu nariz, deve participar nas provas que lhe for possível, seja junto dos produtores, em escolas ou em eventos.

O Sommelier deverá conhecer o processo completo de obtenção de vinhos, além de ser um excelente provador e um hábil relações públicas para poder atender com qualidade os seus clientes. Não se deve esquecer que deverá ter também uma vasta cultura do vinho, se quiser fazer uso dos seus conhecimentos para atender com maior conhecimento de causa qualquer dúvida que possam colocar-lhe.


A formação base do Sommelier pode por tudo isto demorar vários anos (ou toda uma vida).

e o exercício da profissão pode constituir um orgulho (humilde). Da próxima vez que for ao restaurante honre e respeite esta classe profissional!


Gostou deste artigo? Comente em baixo e partilhe agora, com quem também pode não saber o que é um Sommelier.



icon_Teresa7.png

+351 964 370 633

COPYRIGHT © 2021 TERESA GOMES

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por beabastudio