top of page
Buscar
  • Foto do escritorTeresa Gomes

As minhas resoluções vínicas para 2021




Bom ano para si!

Que tal essas resoluções para 2021? Já deixou de fumar? Começou a praticar exercício físico? A deitar mais cedo?

A minha principal resolução para 2021 é beber bons vinhos!

E com isto não quero dizer que tenha de beber sempre os mesmos vinhos topos de gama, apenas vinhos com 100 pontos, as mesmas regiões ou marcas, afinal “ano novo, vida nova”… e porque não uma garrafeira renovada?


Aqui ficam as minhas três resoluções vínicas para 2021 para procurar fugir do óbvio e “beber fora da caixa”.

Vai juntar-te a mim?

Creio que estabeleci resoluções práticas que qualquer apreciador de vinhos conseguirá cumprir, tal como eu. Vamos a isso?





1) Cada mês do ano vou experimentar uma casta diferente
Já este mês, porque está frio vou começar com uma tinta, a Touriga Franca, casta intimamente ligada à região do Douro;

2) Vou voltar a beber os vinhos que não me agradaram em 2020.
Aprende-se muito sobre o nosso gosto pessoal voltando a provar vinhos que não gostamos no passado. Profissionalmente permite-me conhecer o perfil do produtor e a evolução do vinho. Às vezes eles podiam não estar “no seu melhor dia”. Vamos ver se mudo de opinião e até passo a gostar deles ;)

3) Quero provar ao longo do ano de 2021 todos os vinhos/marcas feitos pelo mesmo Enólogo!
Está é a resolução mais audaciosa, provar desde o vinho gama de entrada (até 2€) ao topo de gama, passando pelos Brancos, Rosés, Tintos, Reservas e se tiver Espumante Natural ou vinhos Generosos, também.

Se por acaso fizer vinho em várias regiões… eu faço o sacrifício e bebo! O difícil mesmo, vai ser escolher o Enólogo...

Entretanto preciso urgentemente de reorganizar a minha garrafeira, e da próxima semana não pode passar.


Se você ainda não tem uma garrafeira, porque não toma como resolução de ano novo, a criação de uma?

De um simples armário para vinhos (frigorifico) fácil e rápido, basta quando o receber, de ligar à corrente eléctrica, à conversão de uma divisão aí em casa em “cave de vinhos”. Mais moroso, mas também muito mais apaixonante, arregace as mangas e meta mãos à obra!


Para essa mesma garrafeira já tomei algumas resoluções, vou comprar uma caixa de um vinho que me é querido e deixar envelhecer para beber quando fizer 60 anos.

Pois eu não disse, mas uma das qualidades que devemos ter é a da paciência, porque estarmos rodeados de bons vinhos em casa e não o podermos/devermos bebe-lo, acredite, por vezes não é fácil.

Por isso na sua garrafeira deve haver um equilíbrio entre os vinhos a beber já, e os vinhos para guarda. Logo a minha quarta resolução é começar a recheá-la com vinhos brancos e rosés para o próximo Verão.

Quando for ler de novo este texto daqui a um ano espero ter cumprido uma percentagem razoável das resoluções, mas afinal o que é o início do ano, senão aquele momento em que aspiramos a fazer mais, melhor e ir mais longe, queremos aprender algo novo, apaixonarmos e sermos felizes e uma garrafa de vinho pode fazer a diferença.


Se uma das suas resoluções para 2021 é fazer um curso de vinhos então eu tenho já a solução para si, um desafio online de 14 dias - Desarrolhar Vinhos Portugueses.

Entre os dias 25 de Janeiro e 7 de Fevereiro vai poder participar activamente neste curso de vinhos com um formato inovador e único em Portugal.

No final vai ficar detentor de um conjunto de conhecimentos que lhe vão dar muito mais confiança no momento de escolher um vinho que irá gostar de beber.

Gostou deste artigo?

Comente em baixo e partilhe agora, com quem também pode querer fazer um desafio de vinhos online.




icon_Teresa7.png
bottom of page